quarta-feira, 4 de julho de 2012

midia educaçao


Muito além de  simples novidades tecnológica, os diversos meio de comunicação que vem sendo criados a partir do domínio técnico da eletricidade e das ondas eletromagnéticas atuam na produção e na disseminação de cultura, moral e ideologia. Se antes o jornal e os livros já o faziam, foi expandido pela massificação do uso dos novos equipamentos, e tem alterado a forma de nos comunicarmos. ”Ao interferir nos modos de perceber o mundo, de se expressar sobre ele e de transformá-lo, portanto, necessário refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, e nos apropriar de forma critica e criativa.
Hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. Isso ressalta a importância de haver, dentro das escolas, da  família e das demais instituições sociais espaços de reflexão a respeito do papel político, culturas e econômico das mídias. As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas. A proliferação de rádios e TVs comunitários, sites, blogs e o uso de espaços de compartilhamento de produções midiáticas, como o you tubes, são sinais crescentes de expressão pública e apropriação do espaço midiático.
Também é importante enxergar a explosão do uso de mídia para a comunicação interpessoal.
Uma série de pesquisas vem mostrando que os brasileiros investem muito tempo vendo TV e navegando na web do que lendo.
Como as imagens também podem ser consideradas textos (VILCHES,1984). “De forma bastante sucinta é possível afirma que a linguagem híbrida, tanto a TV, do vídeo, do filme, como do computador, se caracteriza como um complexo processo semiológico que (...) utiliza signos em três diferentes códigos de significação” ( OROFINO,2005,p. 84): o código verbal/texto, o código icônicos/imagem e o código sonoro/som.
No senso comum, a linguagem audiovisual é tomada como auto-evidente. Mas as mensagens das mídias são textos complexos, que possuem gramática própria e que são usadas para expressar conceitos e ideias sobre o mundo.
Belloni (2005, p. 7) contata que a introdução das tecnologias de informação e comunicação ao longo do século 20 trouxe para o cotidiano das pessoas uma série de mudanças nos modos de acesso ao conhecimento, nas formas de relacionamento interpessoal, nas instituições e processos sociais. A vida está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação, e traz grandes desafios para o campo da Educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão.
Não há mídia que não possa ser usada na escola, e que são usadas no espaço extra-escolar por alunos e professores, deveria ser do interesse da escola usá-las ou refletir junto dos alunos sobre o modo como usamos. A integração entre as TICs e a educação deve se dar em duas dimensões indissociáveis (BELLONI, 2005, p. 9):como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo.Buckingham alerta, “ao enfatizar o desenvolvimento da criatividade dos jovens e sua participação na produção de mídia os mídias os mídia-educadores estão habilitando suas vozes a se fazerem ouvidas”.Essa é uma perspectiva de formação para a cidadania do século 21.
A proposta, criada pelo British Film Institute para uma abordagem curricular das mídias nas escolas primarias inglesas, foi difundida por Bazalgette(1992), e esta baseado em seis conceitos:Agencia, Categoria,tecnologia, Linguagens, audiências e Representação.
Em grande parte das escolas houve associação entre mídia e computador.Ao longo da pesquisa ficou evidente a influencia dos meios de comunicação na vida dos alunos, professores e da própria escola.
Há computadores, maquinas fotográficas, jornais revistas, gibis, acesso a internet e ate filmadoras em boa parte das escolas. Não parece estar havendo formação suficiente ou adequada das professores que promova ou estimule usos críticos e criativos.Isso aponta um caminho em construção, que quer ultrapassar o simples uso para chegar a um uso reflexivo e também expressivo.                         

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